26 abril 2013

Dicas de maquiagem para nunca esquecer


  Todas nós mulheres, vaidosas e apaixonadas por maquiagem sabemos que de nada adianta ter um kit inteirinho com os nossos mimos (sombra, batom, pó, base, corretivo, lápis, delineador, etc) se você não sabe usá-lo e muito menos cuidar do seu rosto antes e depois de passá-los. Muita gente acha que sabe, quando na verdade, é péssimo no assunto. Em função disso, resolvi iniciar no blog com as dicas básicas e gerais de maquiagem (para todos os tipos de make e algumas, específicas) que devem ser inesquecíveis na sua vida.              
  1.   Antes de iniciar a maquiagem, lave o rosto. Ok, isso todas nós sabemos... Mas aí vem a parte que vai melhorar a sua make: Use água fria ou gelada para lavar o rosto, pois a temperatura baixa ajuda na retenção da maquiagem, dando um resultado e uma fixação melhor. Se você tiver um tempinho a mais,  pegue o gelo e enrole em um tecido, vá passando em cima do rosto com movimentos contínuos por alguns minutos. 
  2.    Caso queira, passe um hidratante facial bem leve sobre todo o rosto e deixe secar por alguns minutos. Lembre-se: Use um hidrante específico para o seu tipo de pele e não passe muito.
  3.     Para hidratar os lábios, use diariamente um hidratante ou protetor labial, especialmente quando  for usar batons com cobertura “Matte”, que costumam ressecar mais a boca, que os demais.
  4.         Agora vamos para o uso do primer. Acho que muita gente aqui não deve usar, certo? Antes de falar sobre a prática, vamos a teoria: O primer é um produto que prepara a pele para a maquiagem, preenche os poros, ameniza imperfeições, retira a oleosidade excessiva e o principal: Mantém a make intacta durante muito mais tempo. Ao comprar o primer,  comprem o facial e o para a área dos olhos, já que a sombra tende a sair mais rápido. Os passos da utilização do primer são simples: Coloque um pouco sob olhos, no nariz (e em torno dele), testa, queixo e bochechas. Espalhe o produto uniformemente. Use mais em áreas onde a maquiagem se desgasta com facilidade, como na zona T. Aguarde cerca de 2 a 3 minutos para que o primer seque e inicie a sua maquiagem.
  5.       Para disfarçar aquelas olheiras e manchinhas chatas, tenha sempre o corretivo em mãos. Para as olheiras, só coloque corretivo nas áreas escuras. Dica infalível: Compre sempre dois tipos de corretivo, um mais escuro para usar na região das olheiras e um mais claro para usar no restante do rosto. Nunca use o corretivo exageradamente, pois ao invés de esconder as manchas, fará elas aparecerem ainda mais.
  6.       Sobre a base, a verdade é que não existe essa história de “Ah, vou colocar só um pouco de base para não ficar branca demais.” Se você colocar só um pouco, sua base não vai resolver nada, afinal, a base juntamente com o corretivo e o pó, dá uniformidade a pele e escondem marquinhas indesejáveis. O jeito é comprar uma base o mais próximo possível do seu tom de rosto e abusar (mas não exagerar) da base no rosto inteiro, até a linha acima do pescoço.  A diferença do: Espalhar a base no rosto normalmente e espalhar com pouca base, é super notável ao final da maquiagem completa. Se você tem poucas espinhas, use a base líquida. No caso de algumas (ou muitas) manchas e espinhas, use a base em bastão.
  7.         Para o , não existe muito segredo: Apenas encontre um tom parecido com o da sua pele e passe uniformemente sobre o rosto. Se a sua pele for boa, provavelmente não precisará usá-lo. O pó retirará a oleosidade da base, e ajudará a uniformizar e fixar a maquiagem.
  8.      Sobre o blush, a dica para cada rosto está nas fotos abaixo. Caso você tenha colocado em excesso, use uma esponja com pó compacto e dê leves batidinhas até chegar ao efeito desejado.


       9.      Antes de iniciar a maquiagem na área dos olhos, caso use a sombra com duas ou mais cores, antes coloque uma sombra amarronzada ou marrom (opaca) na área que você vai aplicar a maquiagem que deseja. A sombra marrom ajuda a fazer um olho tanto básico como elaborado. Ela vai marcar o local a ser maquiado, intensificar as sombras que você vai colocar depois (seja ela qual for) e marcará bem os seus olhos. Nesse caso, essa é uma dica opcional. O marrom usado deve ser mais ou menos da cor da sombra Cinnabar, da Mary Kay:






 10.      Os lápis de olho apropriados são os á prova d’água. O básico dos básicos e queridinho desde sempre, é o lápis de olho preto, então vamos lá... Ao passar o lápis preto nos olhos, inicie pela parte rente ao nariz, seguindo a linha. Para um efeito bem marcado, passe várias vezes rente a linha e bem embaixo dos cílios inferiores.
11.      Sobre os cílios, primeiramente use o curvex, logo depois, o rímel. A dica para cílios alongados e bem separadinhos (sem aquela coisa artificial de pregar uns nos outros) é a seguinte: Pegue um rímel bem velhinho, limpe o aplicador e coloque-o no sol até ele ficar bem ressecado (isso pode levar mais de um dia). Quando for usar o rímel, coloque o aplicador velho no potinho de rímel novo e passe. Depois passe o aplicador novo nos cílios. Repita esse processo até separar os cílios ou deixá-los como deseja. Outra dica é passar o rímel nos cílios em movimento de zig-zag, isso ajuda a aumentar o volume. Logo depois, passe o curvex novamente. Use o rímel na parte superior e inferior dos cílios se quiser um efeito mais elaborado. No caso de um efeito mais simples, passe apenas no cílio superior e de modo normal.
12.     Para batons mais escuros como vermelho e rosa pink, prefira passar antes um lápis de boca com a cor aproximada do batom para contornar os lábios e logo após passe o batom. Outra dica é usar pincel como o batom para contornar-lo. Para fixar, use uma camada de batom, tire o excesso com um papel , aplique um pouco de pó compacto sobre a boca e aplique o batom novamente. Se os seus lábios forem um pouco mais escuros que sua pele e você quiser ter em seus lábios a cor exata do batom, aplique camadas de base e pó quando for passar a do rosto para uniformizar. Mas antes, hidrate bem os seus lábios. Quando aplicar o batom, chegará exatamente a cor dele.
13. E por fim, a limpeza facial ao retirar a maquiagemNUNCA esqueça de retirar a maquiagem antes de dormir. O ideal é o uso de demaquilantes para retirar o excesso de maquiagem. Logo após, use um sabão neutro próprio para o rosto e por ultimo use um tônico facial para retirar aquela sujeirinha bem escondida nos poros. Evite produtos com álcool, pois podem ressecar a pele.

Espero que tenham gostado das dicas e saibam aproveitá-las de modo certo. Beijos amores!
 




3 comentários:

Oxente Bonita, deixe aqui uma palavrinha vá.
Um xêro.

 renata massa