31 outubro 2011

Também é cultura

     Hoje vou fugir um pouquinho do tema beleza e moda e vou falar um pouquinho sobre o dia 31 de outubro. Além do que muitos comemoram o Halloween, esse dia também se comemora o SACI-PERERÊ, um dos personagens mais importantes do nosso folclore.
     Acredita-se que surgiu com indígenas do Sul do Brasil e era representado por um menino de pele morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta. Com a migração para o norte do país o mito sofreu influencias da cultura africana, transformando-se em um jovem negro com apenas uma perna (pois havia perdido a outra em luta de capoeira), representado por um gorro vermelho e um cachimbo, que típico da cultura africana.
    Quem chegou a assistir o sítio do pica-pau amarelo ou conhece a história, sabe que ele era muito brincalhão e travesso, se movendo de um lugar para o outro através de redemoinhos. Mas de acordo com a lenda o saci não vive só de brincadeiras, ele também é um grande conhecedor de ervas medicinais da floresta e quem quiser entrar para coletar essas ervas tem que pedi sua permissão, caso contrário será uma vítima de suas travessuras.
     Hoje não vamos só valorizar a cultura inglesa, a nossa também.

Beijos, abraços e até a próxima,

Um comentário:

Oxente Bonita, deixe aqui uma palavrinha vá.
Um xêro.

 renata massa